segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Praga

E eis a primeira voyage. Arrancar às 3 da manhã da madrugada de quinta para sexta-feira, parar em Wroclow para trocar de comboio e encontrarmo-nos com o Gonçalo e o Manuel (dois amigos do France) para seguir numa viagem interminável até Praga, com muitas horas de sono desconfortável em compartimentos apertados intervalados pelo entusiasmo do primeiro contacto com a neve, chegando à capital checa por volta do meio-dia e meio (sim... para fazer 300 kms de comboio foram precisas 9 horas!).
Chegar, ligar ao Moura para ir ter connosco à estação, ter uma primeira impressão da cidade, fazer o check-in no hostel e sair para almoçar e dar uma voltinha pela cidade. Após uma primeira passagem pela praça central e pelo centro, visitámos o museu da tortura (com uma data de instrumentos de tortura medieval, entre os quais um fabuloso empalador) e fomos até ao outro lado do rio. Depois regressámos ao hostel e saímos para jantar numa pizzaria do centro. Mais tarde, fomos até um bar provar umas Pilsen e depois até uma famosa discoteca de Praga que tem 5 andares (cada qual com uma pista com um tipo de música diferente).
No Domingo foi acordar cedo para aproveitar o pequeno-almoço à borla no hostel, deitar mas um bocadinho até à hora de almoço e sairmos para uma longa caminhada a pé pelos principais pontos turísticos da cidade. Mais tarde, fomos jantar à residência do Moura (que fica mesmo muito longe do centro!) e de lá viemos para ir a uma disco/bar chamada Chapeau Rouge. No dia seguinte, mais uma vez acordar cedinho para comer o pequeno-almoço e fazer o check-out. Lá saímos para uma última visita pela cidade de mochila às costas, optámos por não visitar o cemitério/museu judeu por acharmos muito caro, comprámos alguns souvenirs e almoçámos perto da estação onde, por volta das 3 da tarde apanhámos o comboio para Wroclow. A viagem até correu bem, deixámos o Manel e o Gonçalo por lá, comemos qualquer coisa e, após umas duas horinhas de espera tentámos apanhar o comboio para Poznan. Sim, disse bem, tentámos, porque quase nos enganámos e apanhámos um para Warsaw! A sorte foi o homem ter dado por isso e nos ter posto fora...! Assim, tivemos que esperar mais uma meia-horinha pelo comboio com destino a Berlim que, para mal dos nossos pecados, vinha a abarrotar. Ou seja, metade das 2h30 Wroclow-Poznan foram passadas de pé e a outra metade nuns banquinhos ultra desconfortáveis que existiam nos corredores do comboio! Chegámos a Poznan por volta das 3 da manhã! Ou seja, de Praga a Poznan foram cerca de 12 horas!! que viagem mais interminável! E hoje aulas logo às 8 da manhã...! Um autêntico pesadelo!
Agora, impressões sobre Praga: É uma cidade lindíssima, muito histórica, com muitas igrejas e monumentos. Tem uma praça central imponente e a catedral de St.Vitus é espectacular. Quanto à vida na cidade em si, pareceu-me muito virada para o turismo, bem mais cara que Poznan (diria que ao nível de Lisboa), com montes de lojas de souvenirs e pessoas que abordam os estrangeiros na rua com um marketing, digamos assim, agressivo, tentando vender-lhes coisas.
Mas a verdade é que, como cidade, Praga me encheu as medidas e foi uma óptima escolha para primeira Erasmus trip!
Segue a foto-reportagem dentro de momentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário