domingo, 29 de novembro de 2009

Auschwitz

Um grande murro no estomago...

E, para desanuviar, uma piada sobre o Holocausto:

Sabem porque e' que o Hitler se suicidou???
Chegou a conta do gas!

(Krakow e' uma cidade muito bonita, provavelmente a mais bonita da Polonia... gostei bastante! Siga Zakopane, Budapest e Wien!)

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Update das novidades polacas

Ah pois é... não tenho escrito muito por aqui... Se por um lado passou um bocado o "tesão do mijo" do blog, por outro não há assim muito de novo para contar!
Foram duas semanas bem distintas, estas que passaram! Uma primeira na sequência da visita a Wroclow com muitas festas e saídas em todas a noites (!!!) e uma segunda em que, pelo contrário, só saí de casa para ir às aulas e ao supermercado!
Ah pois, que este menino gosta pouco quando se sente lixado nalguma coisa e, portanto, desta feita aplicou-se a valer nos estudos! E Infectious Diseases já lá vai! Next: Forensic Medicine!
De resto, a malta por aqui vai estabelecendo cada vez mais um grupo relativamente estável... Chegaram na semana passada mais duas portuguesas de fisioterapia que aparentam ser uma porreiras e de pronto se juntaram à amálgama luso-hispânica que para aqui vai!
E pronto, este fim de semana temos cá as ilustres visitas de outros dois erasmus: Moura e Catarina! Avizinha-se um fim de semana bem animado!
E para o próximo fim de semana, uma vez que começo aí uma semana sem qualquer cadeira está-se a planear um mini-interrail de 9 dias tendo o itinerário Poznan-Cracóvia-Budapeste-Viena-Poznan!!! Can't wait!
E pronto, faltam exactamente 3 semanas para voltar a pisar solo lusitano. Confesso que não penso muito nisso! Tenho saudades de muitas coisas e de muita gente, mas acho que o pior já passou! E cada vez mais sinto ter feito a escolha certa e tenho o "feeling" de que vêm aí uns meses do caraças pela frente!!! :)

E pronto é tudo... forte abraço e até à próxima!

PS-Gostei muito, muito mesmo de duas conversas que tive via skype nos ultimos tempos: uma para casa da minha madrinha onde falei com a familia quase toda e outra por webcam directamente para a residencia do Lumiar onde revi 4 bons amigos! Experiências a repetir e, se possível, a alargar a mais gente de quem já se vai sentindo alguma falta! Ouviram bem oh cambada de panisgas que ainda não instalaram Skype???

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Um aparte

Interrompemos a programação habitual deste blog para um pequeno comentário...

(ler com voz esganiçada e panisgas)

GANDA DING!!!!!!!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Foto-report: Wroclow

Praça central:







Tomar um cafezinho pa aquecer!


Um dos gnomos espalhados pela cidade



À beira-rio

Pôr do Sol altamente





Catedral ao fundo... já quase de noite! (ainda não deviam ser 4 da tarde...)


Jardim Japonês nos arredores de Wroclow... muito engraçado!





Foto de grupo (ou de parte dele!)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Wroclow- 2a trip

E pronto. Depois da odisseia de Praga limitámos um bocadinho mais os nossos horizontes e fomos a Wroclow. Para quem não sabe, esta é uma cidade no Centro/Sul da Polónia que fica a uns 150 kms daqui. Não sendo uma grande metrópole, é uma cidade com mais de meio milhão de habitantes, sendo ligeiramente maior que Poznan. É também relativamente conhecida por ser um ponto estratégico no coração da Polónia, situando-se praticamente no centro da Europa e sendo escala obrigatória em montes de viagens de comboio e avião.
Confesso que não tinha as expectativas muito em alto para esta viagem. Nunca tinha ouvido falar de tal cidade antes de vir de Erasmus e o meu humor na 6a feira também não era dos melhores, mas como foi uma viagem "de grupo", com 12 participantes (os 4 tugas- o France ficou em Poznan porque o irmão veio cá visitá-lo- e 8 "nhóis") acabei por entrar no espirito.
E depois de muitos contratempos (por causa de uma avaria na linha atrasámo-nos mais de uma hora no comboio e depois ainda andámos às voltas pela cidade para encontrar o Hostel) lá nos instalámos. E, nessa noite, já nem deu tempo para ir a lado nenhum... pousar as malas, beber um copo e sair para a discoteca!
No dia seguinte, explorar a cidade... E a verdade é que Wroclow foi uma surpresa boa para mim! Talvez por não ter grandes expectativas (como por exemplo tinha em relação a Praga) acabei por adorar a cidade. A praça central é bem maior que a "nossa" em Poznan, as igrejas são muito engraçadas e a cidade tem uma coisa que eu, pessoalmente, adoro, um rio lindíssimo! Portanto foi uma bela surpresa! Parece ser uma cidade muitíssimo mais "rica" culturamente do que propriamente Poznan! E tem uma curiosidade, o símbolo da cidade são uns gnomos que estão espalhados em pequenas estátuas pelo centro da cidade e que, segundo nos explicaram, simbolizam a luta contra a opressão nos tempos do comunismo!
Já no domingo, depois de mais uma noite de farra, foi tempo de ir até a um jardim japonês nos arredores da cidade... muito engraçado também!
Em suma, foi um fim de semana bem vivido e aproveitado e Wroclow é um destino bastante interessante e que, (como ainda para mais o France tem lá amigos), provavelmente devo repetir durante este ano de Erasmus!

PS- Erasmus é um ano de experiências fantásticas e irrepetíveis mas a verdade é que também há o reverso da moeda... E custa muito mais levar uma "chapada" na cara quando estamos a três mil quilómetros de casa! Mas também faz parte da experiência... Aprender com os erros e levantarmo-nos quando nos mandam abaixo. E não faz (nunca fez) parte da minha personalidade desistir à primeira adversidade! "O que não me mata, só me torna mais forte!"

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Let it snow


E hoje Poznan acordou de branquinho!
(tenho que comprar umas luvas e umas botas...)