10 minutinhos de caminho e lá cheguei à residência. Chama-se Eskulap e é um prédio monstro de 13 andares no meio de prédiozitos de 4/5... tem um aspecto algo antigo mas, apesar de tudo, parece ter condições razoaveis. Eu, o Francisco e o Berna ficámos no quarto 814, que é tipo um mini apartamento com um hall minusculo, uma casa de banho irrisória com sanita e lavatório, um outro WC maiorzinho com polyban e lavatório e dois quartos duplos com secretárias, frigorífico e armários. Eles os dois ficaram, naturalmente, juntos no primeiro quarto enquanto eu estou sozinho num quarto duplo que, por essa mesma razão, servirá também como sala de jantar.
Os primeiros tempos aqui na Eskulap têm sido, contudo, algo marcados por um certo amargo de boca. Nesta residência estão essencialmente estudantes asiáticos (coreanos, taiwaneses, chineses, etc...) ou então mesmo polacos. O que é certo é que os asiáticos são, como seria de esperar, muito fechados, e os polacos também não primam muito pela simpatia e arranham muito mal o inglês. Ainda fomos à administração tentar saber se haviam portugueses, espanhois ou franceses nas redondezas e indicaram-nos um quarto de francesas... o que é certo é que fomos lá bater... e saíram-nos três marmanjos enormes do Kenya de lá que mal sabiam uma palavra de inglês. Entretanto, metemos uma mini-bandeira portuguesa na porta do nosso quarto e, dois quartos ao lado, surgiu pouco depois uma bandeira espanhola. Tentamos estabelecer contacto mas temos andado desencontrados, tendo comunicado com "nuestras hermanas" por pepelzinhos por debaixo das portas. Mas estamos confiantes que hoje as vamos apanhar em casa e convidá-las a beber uma piwa (cerveja) ao nosso quarto.
Ontem demos um primeiro passeio pela cidade. Apesar de, na zona dos subúrbios, principalmente de noite, ser uma cidade algo sombria, ao bom estilo de cidade de leste pós-WWII, o centro, de dia é muito engraçado. Fomos andando, andando, andando, até pararmos num posto de informação turística onde encontrámos um homemzinho que falava português e nos deu montes de informações úteis! Depois de andarmos, sem exagero, uns 10 quilómetros, voltámos a casa e depois de falar com a família pelo Skype eis que a magia do mestre Pires começa a funcionar e, via facebook, conseguimos entrar em contacto com outra portuguesa que está aqui em erasmus e que nos disse que, dali a meia-hora ia haver uma festarola! Ora isto eram 11 e meia da noite e os 3 tugas não hesitam e lá vamos nós para o Cuba Livre, uma discoteca latina que passava sobretudo Reggaeton ou 80´s! A verdade é que não enontrámos a nossa "amiga" portuguesa, mas conhecemos erasmus espanhóis, italianos, húngaros e algumas polacas também! E nem imaginam o que eles dizem mal falamos em portugal... começam a dançar feitos maluquinhos e a bombar "Wegge, wegge, wegge!" looool Buraka a bombar por toda a europa!! Apesar da disco ter fechado por volta das 3, ainda fomos com esses novos amigos pa um outro sitio (com um aspecto algo assustador) e ficámos até as 5 e tal da manhã! Foi uma bela noite de estreia em Poznan...!
Hoje foi dia de ir até à faculdade começar a tratar de alguma papelada e ir ao Continente cá do sítio fazer comprinhas para a casa... Como estamos estoirados desta roda-viva o mais provável é hoje nem irmos a lado nenhum, mas amanhã já temos duas hipóteses de festas que, provavelmente, não deixaremos passar.
Para terminar, para terem uma ideia das coisas aqui, nomeadamente preços:
Um passe para autocarros para uma semana: 4 euros
Um Mcmenu Bigmac: 3.30 euros
Uma dose de esparguete à bolonhesa aqui ao lado da residência: 1 euro
Uma piwa (mínimo 0,50 L): 0,50 euros
1 Kg de bananas: 0,50 euros
2 pizzas médias na Telepizza mais uma cola de litro: 10 euros
Do widzenia, que é como quem diz, adeus!
Sem comentários:
Enviar um comentário